Empresa se mantém 100% de capital brasileiro e é considerada a maior metalúrgica de São Paulo
O ano era 1923, quando o engenheiro italiano, Alessandro Lorenzetti, vem a São Paulo para tratar da venda de terrenos comprados na época em que trabalhou nas obras do Porto de Vitória e na construção da estrada Santos-Jundiaí, e se dá conta de que o país ainda não tinha quem fabricava parafusos de precisão, tão necessários para as máquinas industriais. Monta, então, no mês de outubro, uma pequena fábrica para produzi-los, no bairro da Mooca.
Diversificação no DNA: Dois anos depois, Alessandro volta para casa em Savona, na Itália, após chamar seus filhos Lorenzo e Eugênio, que passam a cuidar do negócio. Com espírito empreendedor, os irmãos ampliam a área de atuação da empresa para outros componentes, como pinos, eixos e outras peças para a nascente indústria de máquinas do Brasil. Não demorou muito para começar a produzir bandejas para restaurantes, açucareiros, galheteiros, vasos de latão, acessórios de metal para cortinas, patins e isqueiros. “Meu pai e meu tio faziam o que era necessário, o que o mercado pedia, o que estava faltando para o Brasil”, conta Alexandre Lorenzetti, diretor de patrimônio da empresa. “E deixavam de fazer quando a coisa se tornava obsoleta. Até hoje somos um pouco assim. Talvez, por isso mesmo, chegamos aos 100 anos.”
Passagens marcantes da história
Conheça um resumo da história da Lorenzetti, que se tornou a maior metalúrgica de São Paulo, onde mantém quatro plantas industriais no bairro da Mooca, e cujos produtos estão presentes em milhões de lares brasileiros.
– A década de 30, marcada pela crise econômica global e pela segunda guerra mundial, é quando a empresa entra de vez no setor de energia elétrica e passa a ser a pioneira na fabricação de motores elétricos de até 100HP.
– A década de 50, quando o fenômeno da urbanização das populações acontece e o mundo vive a euforia da recuperação econômica pós-guerra, a Lorenzetti vive, talvez, o momento mais importante de sua história até então: o início da produção do chuveiro elétrico automático.
– Entre as décadas de 70 e 80, com a aposta do governo brasileiro nas usinas hidrelétricas, a empresa entra fortemente no setor de infraestrutura e passa a produzir equipamentos elétricos pesados de altíssima tecnologia. Vale destacar que as usinas construídas neste período, como Itaipu, Tucuruí e Xingó, possuem equipamentos Lorenzetti.
– A partir do meio da década de 90, dada às incertezas político-econômicas consequentes do impeachment do primeiro presidente eleito pelo voto popular em 30 anos até então, é quando a Lorenzetti decide concentrar seu business em aparelhos de uso residencial. Apostando no seu carro-chefe, o chuveiro elétrico, lança as primeiras duchas elétricas com comando eletrônico e pressurizador embutido. Um pouco depois, coloca no mercado a nova unidade de negócio, os aquecedores de água a gás.
– A primeira década dos anos 2000 marca a entrada da empresa nos segmentos de purificadores de água e metais sanitários, com produtos que aliam qualidade, design e preço acessível.
– Entre os anos 2010 e 2020, a empresa continua na sua estratégia de diversificação de negócios e, primeiro, lança a linha de plásticos sanitários; depois entra para o setor de iluminação, atualmente apostando em LED; até que, em 2015, anuncia a aquisição de uma fábrica de louças sanitárias e passa a atuar neste segmento.
– O período de 2020 a 2022 é marcante na história da Lorenzetti. A pandemia de COVID-19 trouxe inúmeros desafios, mas a empresa estava preparada para atravessar o momento. “Garantimos os empregos. E saímos disso tudo mais fortes, mais vibrantes”, afirma Eduardo Coli, CEO da Lorenzetti.
Entre 2020 e 2022, o crescimento da empresa chegou a incríveis 55% e um faturamento recorte acima de R$ 2 bilhões, exportando para mais de 45 países.
O futuro? Compromisso com a excelência
A Lorenzetti continuará inovando, se adaptando às mudanças do mercado, e irá manter seu compromisso com a excelência em tudo do que fizer. Inovação que desafia o tempo não é apenas uma assinatura, é uma filosofia praticada cotidianamente.
Clique aqui para conferir a Linha do Tempo completa.
Sobre a Lorenzetti
Com uma trajetória marcada por inovação, pioneirismo e transformação, a Lorenzetti completa 100 anos em 2023. A empresa é líder no segmento de duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás e se destaca nos mercados de louças, assentos, metais e plásticos sanitários, purificadores de água, pressurizadores e lâmpadas, refletores, painéis e spots. Com cinco fábricas no Brasil, sendo quatro unidades no Estado de São Paulo e uma em Minas Gerais, a Lorenzetti possui distribuição nacional e internacional. Atualmente com mais de 4.3 mil funcionários, a companhia se caracteriza por oferecer produtos de qualidade e com design inovador, tecnologia e consciência ambiental, pela solidez financeira e pelo reconhecimento junto a consumidores, clientes e fornecedores.